Site menu

Login form

Login:
Password:

Search

Entries archive

Our poll

Você gosta de Elvas
Всего ответов: 3

Statistics


Total online: 1
Guests: 1
Users: 0
Main » 2009 » September » 5 » Como interpretar um Histograma
15:28
Como interpretar um Histograma
Como interpretar um Histograma

Quando olhamos a foto no visor da câmera ou do computador nós estamos vendo somente a interpretação desses dispositivos quanto à verdadeira imagem. A única forma de saber a verdadeira informação contida naquela imagem é vendo isso graficamente. E é aí que entra o Histograma!

Como ele é e onde encontrá-lo

Nas câmeras digitais os Histogramas costumam aparecer quando definimos mostrar mais informações / detalhes sobre a foto.

Nos programas de edição você facilmente vai encontrar uma janela chamada Histograma / Histogram. Para fazer isso no Photoshop é só ir ao menu Window.

Como interpretar um Histograma?

A princípio a gente acha que é complicado, mas por incrível que pareça é muito mais simples do que imaginamos. O gráfico simplesmente “diz” a quantidade de luz e sombra de uma imagem.

Do lado extremo esquerdo encontramos a quantidade de pontos (pixels) totalmente escuros – preto, e do lado extremo direito encontramos a quantidade de pontos totalmente claros – branco. No meio disso encontramos os meio-tons.

Na prática

Vamos olhar duas imagens diferentes para entender isso:

Na primeira imagem o Histograma tem um pico no lado esquerdo e quase nada no lado direito. Isso significa que a foto tem muitos pontos escuros. É só olhar a foto para “provar” isso: é uma foto com poucos detalhes claros.

Na segunda imagem o Histograma tem um pico no lado direito. Isso significa que a foto tem enormes quantidades de pontos claros e poucos pontos escuros. Mais uma vez olhamos a foto e “vemos” que isso é verdade.

Quando é útil?

Se o seu monitor, por exemplo, estiver mal calibrado, você vai ver uma foto clara e bonita. Só que ao ver o Histograma verá que o pico está mais para o lado esquerdo: isso quer dizer que o monitor está te enganando! Ao imprimir ou mandar para a web para ser vista por monitores bem calibrados sua foto ficará mais escura que o normal.

Isso te deixa com uma noção exata da quantidade de luz na sua foto e assim melhor controle sobre a edição. É muito útil também na hora de tirar a foto pois a pequena tela da sua câmera pode enganar (e muito). Dê uma olhada rápida no Histograma e terá certeza de como ficou a imagem!

Views: 3982 | Added by: Veroniqa | Tags: histograma, foto, phot, artigos | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Name *:
Email *:
Code *: